27 junho 2007

Gotan Project




"Videozinho" para dar uma idéia do que foi o show do Gotan Project na Concha Acústica, no último domingo dia 24/06. Simplesmente uma das melhores experiências musicais que já presenciei. Já conhecia o som deles faz um tempinho, mas nunca imaginaria assistir um show aqui em Brasília, ainda mais na base do 0800 :) . Pois é, ainda foi de graça, promovido pela embaixada da França. E perambulando pela rede ainda descobri que os shows em Sampa e no Rio é que foram de "improviso". O Gotan viria somente a Brasília, mas aproveitou pra fazer mais uns shows um SP, RJ e outros cantos da America Latina. Parabéns ao pessoal da embaixada da França, e ao Gotan pelo ótimo show.

Abaixo, uma pequena reportagem sobre o grupo, cujos créditos dedico ao Limbo pois não lembro de onde tirei isso :)

O conjunto, formado pelo francês Philippe Cohen Solal, pelo guitarrista Eduardo Makaroff, argentino radicado em Paris e pelo programador suiço Christoph Muller, traz ao Brasil a turnê de seu mais recente CD, “Lunático”.

O grupo vem ao Brasil a convite da Embaixada da França para apresentação na Festa da Música, na sua terceira edição em Brasília, e aproveita para fazer uma pequena turnê no Brasil e Argentina, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.

O DJ francês Phillippe Cohen-Solal foi o fundador do grupo. Compositor, particularmente de house, se juntou ao suíço Christoph Müller, conhecido por suas programações eletrônicas sofisticadas. Em 1995 começam a trabalhar como produtores e engenheiros de som e criam a editora "Ya Basta!".

Em 1998, a dupla conheceu o guitarrista e cantor argentino Eduardo Makaroff, que vive na França desde 1990, e, como Cohen-Solal, tem um passado de compositor nas áreas de cinema e televisão. Em Paris, Makaroff é o chefe de orquestra do “Club Tango de la Coupole”.

Os dois primeiros singles lançados: “Vuelvo al sur” e “Capitalismo foraneo” viraram clássicosnas mãos de DJ’s europeus. Em seguida, a execução de “Tríptico” e “Santa Maria (del Buen Aire)” fizeram o trio a lançar, em 2001, o seu primeiro álbum "Revancha del tango", que vem com as produções originais do grupo e música folclórica argentina de todo tipo e não somente tango, além de remixes de DJ’s como Peter Kruder, Tom Middleton e High Priest, do Anti Pop Consortium.

Em "Lunático" são os mesmos, porém diferentes, como já anuncia o primeiro single do CD: “Diferente”. Neste CD o trio se inspirou no maior tangueiro de todos os tempos: Carlos Gardel. “Lunático” conta com o reforço do pianista Gustavo Beytelmann, músico argentino que vive em Paris há mais de 25 anos, que contribui com arranjos de cordas, violinos e violoncelos, gravado no místico estudio Ion, em Buenos Aires, resultando em um disco com vibrações acústicas de grande qualidade e contorno mais cinematográfico.

Nenhum comentário: